Cadê o registro na Anac do aecioporto
do Papai ?
Amanhã
completa uma semana desde que foi revelado que o governo de Minas teria construído
um aeroporto na fazenda do tio de Aécio Neves.
Depois veio a
público o fato de a construtora do aeroporto haver doado dinheiro para a campanha
tucana, e de que o uso de dinheiro público em propriedades
privadas não é exatamente novidade em MG.
Além
disso, veio à tona a história do aeroporto de Montezuma,
onde o pai de Aécio tinha uma agropecuária.
Mas de lá pra
cá, ao invés de explicações, só surgiram mais dúvidas.
O senador
pouco aparece em público e não dá respostas a ninguém. Por isso muitas
perguntas ainda pairam no ar. Vamos a elas:
1) Por que dos 14 aeroportos previstos pelo governo de Minas, apenas dois saíram do papel?
O programa ProAero , lançado em 2003 pelo então governador Aécio Neves previa 14 novos aeroportos para Minas Gerais.
1) Por que dos 14 aeroportos previstos pelo governo de Minas, apenas dois saíram do papel?
O programa ProAero , lançado em 2003 pelo então governador Aécio Neves previa 14 novos aeroportos para Minas Gerais.
Acontece que,
daqueles, apenas dois saíram do papel: o Regional da Zona da Mata e, vejam só,
o de Cláudio!
Andrelândia,
Barão de Cocais, Brumadinho, Buenópolis, Chapada Gaúcha, Itabira, Lagoa da
Prata, Mantena, Monte Santo de Minas, Ouro Preto, Sete Lagoas e Volta Grande
ainda estão no aguardo das obras, como afirmou reportagem da Folha de S.Paulo de hoje .
Por que
apenas dois saíram do papel e um deles é exatamente o de Cláudio, onde a
família de Aécio tem fazenda?
2) Por que o aeroporto de Cláudio, concluído em 2010, ainda funciona irregularmente?
Ainda que o aeroporto de Cláudio tenha tido as obras concluídas em 2010, ele não tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar com o público.
2) Por que o aeroporto de Cláudio, concluído em 2010, ainda funciona irregularmente?
Ainda que o aeroporto de Cláudio tenha tido as obras concluídas em 2010, ele não tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar com o público.
A Anac afirmou que irá solicitar
“informações sobre a suposta utilização irregular do aeródromo local, ainda não
homologado pela Agência”.
3) Aécio usa o aeroporto de Cláudio? Quem mais?
Opa, mas se o aeroporto não tem autorização para funcionar, como funciona? Isso não sabemos. Mas temos certeza de que ele funciona, como afirmou Múcio Tolentino, ex-prefeito de Cláudio e tio-avô de Aécio.
3) Aécio usa o aeroporto de Cláudio? Quem mais?
Opa, mas se o aeroporto não tem autorização para funcionar, como funciona? Isso não sabemos. Mas temos certeza de que ele funciona, como afirmou Múcio Tolentino, ex-prefeito de Cláudio e tio-avô de Aécio.
“Aquilo
sempre foi de uso público por mais de 50 anos”, disse ao Estadão, em matéria publicada hoje .
Será mesmo
que o “aeroporto era para todo mundo usar, até Aécio”?
Quem tem
avião particular no Brasil? Quem usa serviço de transporte aéreo fretado?
Parece que
esse pessoal precisa aprender como é que se faz para todo mundo usar um aeroporto.
E Aécio, usa rotineiramente o aeroporto de Cláudio? Já o usou alguma vez? Está difícil conseguir que o candidato responda a essa pergunta.
E Aécio, usa rotineiramente o aeroporto de Cláudio? Já o usou alguma vez? Está difícil conseguir que o candidato responda a essa pergunta.
Ontem, quando indagado novamente sobre o
assunto, Aécio respondeu: “De novo? Essa matéria já foi mais que
esclarecida.
Todo homem
público tem que esclarecer quaisquer questionamentos.
O que é
importante é que os esclarecimentos possam chegar à opinião pública.
O Estado de
Minas não fez um, fez mais de 30 aeródromos”. Depois, ainda disse: “há uma
exploração política, e é natural que haja. Eu tenho a oferecer ao Brasil uma
vida correta.”
4) Por que o governo de Minas admite pagar 20 vezes mais pelo terreno de Cláudio?
Em 2009, o governo de Minas ofereceu R$ 1 milhão em indenização pelo terreno de Cláudio.
4) Por que o governo de Minas admite pagar 20 vezes mais pelo terreno de Cláudio?
Em 2009, o governo de Minas ofereceu R$ 1 milhão em indenização pelo terreno de Cláudio.
Mas o tio-avô
de Aécio pediu mais, R$ 9 milhões, e a contenda corre na justiça.
Entretanto, agora o estado cogita ser possível pagar R$ 20,5 milhões pelo
terreno.
O valor
consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias
(LDO) de 2015, como mostrou o R7 hoje . Na LDO de 2013 e 2014 , o
valor máximo era de R$ 3,4 milhões.
A Justiça,
por enquanto, suspendeu a decisão para fazer nova perícia.
Se o
pagamento for confirmado, os gastos com indenização chegariam a R$ 33,9
milhões, mais do que o valor da construção do aeródromo.
5) Por que não há registro do aeroporto de Montezuma junto à Anac?
Sabe o aeroporto de Montezuma (cidade de apenas 7500 habitantes) cuja pista foi pavimentada na gestão de Aécio como governador, que fica onde a família do senador tem propriedades rurais, que fica na terra de uma agropecuária em que Aécio é sócio?
5) Por que não há registro do aeroporto de Montezuma junto à Anac?
Sabe o aeroporto de Montezuma (cidade de apenas 7500 habitantes) cuja pista foi pavimentada na gestão de Aécio como governador, que fica onde a família do senador tem propriedades rurais, que fica na terra de uma agropecuária em que Aécio é sócio?
Então, esse
aeroporto não tem registro na Anac e por isso não pode ser usado pelo público.
“Não há,
junto à Anac, aeródromo cadastrado ou homologado em Montezuma. Também não há
aeródromo no município em processo de homologação/cadastro junto à agência”,
informou a Anac, em nota divulgada pela Folha hoje.
E aí, Aécio? Temos várias perguntas. Vamos conversar?
E aí, Aécio? Temos várias perguntas. Vamos conversar?
Publicado em 27/07/2014
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