Visite Também

Visite também o Conexão Serrana.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Fim da tortura

“Vocês se alimentam do sofrimento”. A frase é de um conhecido meu, vegano radical, ativista da causa. É verdade absoluta. Os animais, que compramos mortos nos supermercados, nasceram e viveram sob tortura. Frangos nunca dormiram porque precisam ficar acordados para comer sem parar até atingirem, o mais rápido possível, o peso de corte. Porcas de reprodução não conseguem nem ficar sobre as quatro patas entre a sucessão de ninhadas. Vacas de alta reprodução de leite passam a vida presas nos estábulos olhando de longe o verde dos capinzais ao redor.

È claro que há exceções. Honrosas exceções: gado criado solto no Pantanal, galinhas poedeiras e frangos chamados de caipiras, criados por pequenos produtores.

O antropólogo Yuval Noah Harari, autor do best seller Sapiens e de Homo Deus acha que, no futuro, a humanidade deve repensar o tratamento dado aos animais que nos alimentam.

Eu fico feliz porque cada vez mais as gôndolas do supermercado aqui perto de casa vão sendo preenchidos pela chamada carne vegetal: hambúrgueres, linguiças e outros produtos. O preço ainda é meio inconveniente, mas textura e gosto são basicamente os mesmos dos produzidos pelo sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário