Visite Também

Visite também o Conexão Serrana.

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Cave Canem

Soube que significava “Cuidado com o Cão”, quando comecei frequentar aulas de Latim, já no primeiro ano do curso ginasial. O ginasial seguia-se ao curso primário, cinco anos na escola, uma só professora em sala de aula. No ginásio, claro, cada matéria tinha um professor e começamos a estudar em separado coisas como Geografia, História do Brasil, História Geral, Latim, Inglês, Francês. No meu segundo ano ginasial no Colégio Santo Agostinho eram 13 matérias se incluídas aí Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais.

No Google fui informado de que a inscrição foi achada da cidade de Pompéia, na Itália, hoje um monumento ao passado romano. A cidade foi arrasada no ano 79 da era cristã, por uma erupção do Vesúvio, vulcão que desde sempre ameaça populações próximas. No presente os moradores de Nápoles.

O Vesúvio derramou lavas e cinzas sobre Pompéia sem dar tempo a que boa parte da população conseguisse fugir para o mar. Muitas pessoas ficaram nas ruas como estátuas de pedra, na posição em que foram alcançadas.

Pompéia, além de porto bastante importante, era uma cidade onde os romanos ricos iam passar férias. Há indícios também de que pessoas da idade do bronze tenham ocupado a região entre 3.000 e 1200 anos antes da era cristã. Hoje é um importante ponto turístico da Itália.

A cidade é um testemunho de parte da história do Império Romano. As escavações feitas a partir do século dezoito nos aproximaram do modo de vida dos homens e mulheres de então, seus hábitos, crenças, gostos, inclusive na arte. As casas tinham paredes cobertas por pinturas e afrescos, alguns eróticos outros que os mais sensíveis poderiam chamar de pornográficos.

O Cave Canem, que provocou meu interesse estava numa das casas escavadas e era um atestado da condição social do dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário