Visite Também

Visite também o Conexão Serrana.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Em breve faremos fronteira com os EUA

 

Finalizei ontem a postagem “Nicolás” com os dois parágrafos abaixo

Para o Brasil a presença americana na fronteira seria indício de problemas. A Amazônia brasileira estará a minutos de voo a partir de futuras bases dos Estados Unidos em Essequibo.

A posição de Nicolás Maduro pode fazer com que ele mantenha o poder, mas, se a coisa não der certo, a Venezuela corre o risco de ser um novo Iraque. Ou uma nova Líbia, como queiram.

Hoje pela manhã, abrindo o G1 no celular vejo que os americanos vão fazer manobras militares no território da Guiana. Para as almas simplórias os voos de aviões militares sobre o território guianense serão apenas uma forma de dissuadir o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de tentar anexar o rico território de Essequibo, hoje parte da Guiana.

Na verdade as ameaças, com fins eleitoreiros de Maduro deram aos americanos o pretexto para anexação de Essequibo.

Isso porque, “para defender a autonomia do país”, os Estados Unidos” além de incentivar naquele ponto da América do Sul a presença de empresas petrolíferas - a Exxon já está lá -com sede no país, trarão também bases militares para impedir uma possível aventura venezuelana no território. Que nunca aconteceria, lógico.

Maduro deveria levar em conta os precedentes: quando o petróleo em território americano começou a escassear – ainda não haviam sido descobertas as reservas de xisto e não se falava em explorar as jazidas do Alasca - os americanos invadiram o Iraque, onde haveriam armas de destruição em massa (nunca encontradas) e a Líbia (para apear do poder um ditador sanguinário  (que foi deposto e depois linchado).

Hoje Halliburton, Exxon, Chevron são proprietárias do petróleo explorado nesses países. Essequibo além de petróleo tem reservas – a afirmação é de órgãos da mídia – de minerais hoje considerados estratégicos. Em breve faremos fronteira com os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário