Visite Também

Visite também o Conexão Serrana.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Chove não molha e coisa e tal!!!

Com certeza só os idosos ouviram falar na expressão chove não molha. Pois é, a referência era a alguém indeciso.  Ou a alguma indecisão. Fulano fica nesse chove não molha e a gente aí esperando e coisa e tal !!! E coisa e tal era uma espécie de complemento ao que estávamos dizendo. Tipo: eu fui lá falei, expliquei tudo e coisa e tal.

Essas lembranças deixam claro como as línguas modernas têm que ser dinâmicas. Isso acontece na medida em que a tecnologia vai criando uma realidade a qual temos que nos adaptar cada vez mais rápido.  E não temos tempo nem disposição para criarmos, em português, uma palavra que signifique a dizer a mesma coisa. Apesar disso os portugueses trocaram site por sítio.

Há uma invasão de novos objetos do dia a dia, novas posturas diante das também novas ideias. Há muito tempo conversando com Arturo, um italiano comunista, que foi guerrilheiro na II Guerra Mundial, falei da minha desolação com a entrada cada vez maior de palavras da língua inglesa no idioma português. Sua resposta foi singela. Como isso está acontecendo em vários lugares é possível que, no futuro, iremos nos entender com mais facilidade.

Esse encontro foi num botequim em Itaipu, Niterói, RJ. Nos últimos anos do século 20, ninguém imaginaria um telefone celular equipado com tradutor simultâneo!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário