Visite Também

Visite também o Conexão Serrana.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Desemprego em queda

 O G1 nos diz que a taxa de desemprego caiu em três das 27 unidades da federação. Subiu em Roraima e se manteve estável nos demais estados. O patamar é o mais baixo desde o trimestre terminado em fevereiro de 2015 e com recorde histórico de trabalhadores ocupados. Gosto de consultar o G1 porque nesse site o grupo Globo exprime a opinião da Classe Dominante.

Para os desavisados é bom lembrar que não existe opinião da Rede Globo, do Jornal O Globo, ou da Globonews. A opinião é de quem investe nos comerciais que sustentam a operação da empresa. Embora o grupo Globo tenha outras formas de auferir receitas, o Big Brother é um exemplo, nunca é tarde para lembrar que a família Marinho faz parte dessa comunidade que reúne os ricaços do país.

Recentemente a empresa passou para a Oposição e atacou bastante o governo Bolsonaro. Então é possível inferir que grande parte dos proprietários dos meios de produção não estava nada satisfeita com as políticas bolsonaristas. Inclusive a política econômica.

Não é difícil imaginar por que. Bolsonaro colocou o Brasil na contramão da atualidade. Assim, a troco de nada, um seu ministro atacou o capitalismo chinês, não estando nem aí para o fato de que a China é o maior parceiro comercial do Brasil.

Bolsonaro, uma pessoa com grande dificuldade para analisar o mundo em que vivemos, acreditava ser um paladino do anticomunismo que, na sua opinião, era o regime local desde a primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.  

Durante mandato o ex-presidente expôs suas limitações diante do público. E gravou tudo. Ou deixou que gravassem tudo. Todas as imbecilidade e contradições proferidas no Brasil e no exterior, os constrangimento explícito de outros chefes de estado diante da alguém que não tem nada a dizer, ou não sabe o que dizer, tudo isso ficou gravado. 

E mais, os desafetos foram buscar no passado vídeos e declarações que contrastavam com a postura no presidente em exercício. Como por exemplo quando ele se manifesta contra a privatização da Eletrobrás por medo de que a empresa acabasse nas mãos de uma estatal chinesa.

Como não entende absolutamente nada de economia Jair Messias chamou para assumir o ministério, um desconhecido chamado Paulo Guedes. Alguém do – vamos ver se a imagem funciona – alguém do baixo clero entre os economistas. Resultado: nenhum.

Para quem apoiou o governo Bolsonaro e ainda apoia, o saldo positivo são algumas privatizações. Positivo para eles, claro.

Pessoalmente suspeito muitíssimo de privatizações. No caso da Vale do Rio Doce, no governo FHC, a corrupção ficou explicitada pelos lucros que a empresa obteve logo depois. Foram praticamente iguais ao preço pela qual a estatal foi vendida.

Claro que “doações” deste naipe, longe de despertar suspeições são freneticamente apoiadas pelo grande mídia, porque beneficiam a classe dominante que paga suas operações.

O desemprego diminui porque o objetivo do atual governo é deixar que o dinheiro flua para um maior número de mãos. Com mais dinheiro no bolso, pessoas que estão um pouco acima da linha de pobreza passam a consumir um pouco mais.

De início timidamente, porque antes é necessário pagar contas que ficaram em aberto no passado. Depois pessoas empregadas começam a desejar uma televisão nova, um carro usado. Em resumo tudo aquilo que faz a economia entrar no chamado ciclo virtuoso do consumo.

Então a queda na taxa de desemprego é sempre uma boa notícia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário