Visite Também

Visite também o Conexão Serrana.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Celulares

 Quanto mais é aperfeiçoado, quando mais novos programas são introduzidos, mais dependentes nos tornamos do Celular. No passado distante, quando a televisão chegou ai Brasil – eu era criança – dizia-se que a partir de então as pessoas estavam deixando de conversar. De interagir, mesmo dentro de casa.

Não sei exatamente o que acontecia nos tempos antes da televisão. Mas me lembro que algumas famílias, em São Cristóvão, bairro da zona norte do Rio, território da baixa classe média, as famílias costumavam levar, ao entardecer, cadeiras para a calçada. Eram longos bate papos, inclusive com vizinhos próximos, que duravam até as primeiras horas da noite.

É claro que no horário nobre dos novelões, as conversas entre pessoas que estavam na sala em geral se limitavam a comentários sobre as personagens da trama. Mas nada tão radical quanto pessoas procurando isolamento, empunhando um celular, absortas, indiferentes ao que se passa ao lado, envolvidas com qualquer texto, foto ou vídeo que apareça nessa irritante minúscula tela. Talvez no futuro esse lapso de tempo venha a ser chamado de a Era dos Celulares.

Mas até lá os celulares com certeza terão outro nome.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário