Visite Também

Visite também o Conexão Serrana.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ampla: 105 mil pessoas ficaram sem luz após o temporal de 12 de janeiro


Quinhentos funcionários da concessionária de energia foram mobilizados e 97% já tiveram serviço normalizado

Uma das formas eficientes de se mensurar os estragos do temporal de 12 de janeiro é o número de pessoas, ou residências, que deixaram de receber energia elétrica através da concessionária Ampla.

Ao todo, aproximadamente 105 mil pessoas tiveram o abastecimento de energia afetado com os temporais, segundo informe da companhia com data de 25 de janeiro, e 500 funcionários foram mobilizados para a operação de restabelecimento desse abastecimento.

Cerca de dois mil clientes de Teresópolis tiveram seu fornecimento normalizado somente entre os dias 24 e 25 de janeiro. “Até o momento, 97% dos clientes destas localidades já se encontram com luz.

Agora, as equipes da Ampla vão concentrar os trabalhos nas localidades de Andradas, Santa Rita, Barracão dos Mendes, Quebra Coco, Cruzeiro, Água Quente, Soledade, Campinas, Vale Alpina, Estrada dos Múcios, Sebastiana, Santo André e Campo Limpo.

Algumas localidades como Inconha, Campo Grande, Poço Fundo, Brejal e Posse continuam sem acesso”, diz o texto divulgado pela Ampla.

A empresa afirma que está em contato permanente com a Defesa Civil e a Prefeitura para acompanhar o trabalho de identificação das áreas de alto risco em todos os municípios atingidos pelas chuvas.

Nestas localidades, a determinação é que o serviço continue interrompido para evitar acidentes.

A Ampla continua o trabalho de deslocamento das torres da Linha de Transmissão Macabu -Teresópolis, que estão em risco de cair. A linha atende os municípios de Teresópolis e parte de Nova Friburgo. Já a Linha de Transmissão Teresópolis - Ponte Nova já foi reconstruída e está em operação.

Além das operações para restabelecer o fornecimento de energia, a distribuidora estendeu o prazo de pagamento da conta de luz de janeiro para os clientes afetados pela calamidade. Durante 30 dias após o vencimento, não serão cobrados multa e juros.

Foram enviados geradores de energia que já estão em operação em Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Petrópolis, viabilizando o fornecimento a serviços essenciais como hospitais, postos de saúde e abrigos.

Duas torres de iluminação também foram disponibilizadas para auxiliar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros nas buscas por vítimas, em Teresópolis.

Campanha de solidariedade

No dia 21 de janeiro, 80 colaboradores da Ampla foram a Teresópolis, como voluntários, para trabalhar junto à Cruz Vermelha no recebimento e separação dos donativos que chegam constantemente à cidade. A empresa também lançou uma campanha interna que arrecadou junto aos funcionários aproximadamente 21 mil itens de primeira necessidade e 12 litros de sangue.

Além disso, foram doados pela própria distribuidora 31 toneladas de alimentos, 70 mil litros de água, 10 mil peças de roupas íntimas e dois mil colchões. No dia 28 de janeiro, voluntários da empresa fizeram uma nova doação de sangue no HemoRio.

Texto de Ney Reis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário